quinta-feira, 30 de setembro de 2010

12 Contos Europeus

Título: 12 Contos Europeus
Autor: AAVV
Editora: Quetzal Editores, 1994.
ISBN: 972-564-199-x

Uma interessante compilação de contos, que bem ilustra a unidade e diversidade da Europa, que geograficamente terminaria nos Urais. Alternativa de consolação, à miríade de discursos, tratados e homilias políticas, cuja gestão nestes tempos aflitos, parece cada vez mais exígua e difícil. Adverte-se o amigo leitor, que Carlos Magno não sabia ler, Napoleão inspirou o Guerra e Paz, e Hitler escreveu o Mein Kampf. Independentemente da bondade da tradução, possamos eventualmente dizer, depois de prazenteira leitura, que a nossa pátria são as línguas europeias.
Este livro nasceu enquanto projecto, do desejo de doze editoras de países europeus, em apresentar, um dos seus escritores. Problematizando um pouco o conceito de Europa, pode aproveitar e descobrir qual dos seguintes países, não faz parte da União Europeia, na lista que passamos a apresentar, incluindo os autores:

Alemanha: Henning Boëtius, Eichborn Verlag; Dinamarca: Ib Michael, Tirdene Skiffer; Espanha: Javier Marías; França: Annie Saumont; Grécia: Menis Koumandareas Holanda:Atte Jongstra; Inglaterra: Michéle Roberts Irlanda: Brian Leyden; Itália: Paola Capriolo; Noruega: Kjell Askildsen Portugal: Nuno Judíce; Suécia: Ana Valdés.

Desta lista do ponto de vista do meu gosto, necessariamente subjectivo, gostaria de salientar Paola Capriolo, da qual já conheço o notável: Vissi d'Amore.

0 comentários:

Enviar um comentário