quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cantando Embalei A Morte - Ana Isabel Reis


Título: Cantando Embalei a Morte
Autor: Ana Isabel Reis
Editora: Tinta Permanente, 1999.

Actualmente a nossa morte, quando natural e não súbita, é uma morte envergonhada no anonimato de um qualquer hospital, cercados e invadidos pela mais recente tecnologia médica.
Este livro é um relato extremamente pessoal, de uma filha que convive com a morte da mãe, sendo ao mesmo tempo universal, nos sentimentos e reflexões que nos confia. Uma narrativa que me comoveu pelo seu despojamento e confessionalismo. Um testemunho, que se recusa a abdicar da dignidade do ser humano, independentemente da situação extrema em que se encontre. Um pretexto também, para que todos nós, possamos reflectir um pouco sobre a solidão e vulnerabilidade da velhice, num século onde aguardamos com alguma inquieta e inquietante expectativa, a possibilidade de avanços dramáticos na longevidade humana, em função dos progressos genéticos, não esquecendo aquilo que ainda entendemos por família, na movediça teia de relações da contemporaneidade.
Não sendo de todo o tema do livro, e ainda assim, seria impossivel não recordar a questão da eutanásia, nas suas vertentes passiva e activa.

0 comentários:

Enviar um comentário